ACESSE O BLOG OFICIAL DO LIVRO "UM SALTO NA ESCURIDÃO"


PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES

4.11.07

O RETORNO

O grande escritor brasileiro Paulo Soriano retorna à Câmara dos Tormentos com um conto exclusivo, inédito e inspiradíssimo de ficção-científica. Ele nos fala de segredos ancestrais que apenas aguardam a hora certa da revelação, algo que diz respeito a toda a humanidade. Boa leitura!











O RETORNO

Paulo Soriano











Para Henry Evaristo



Meu velho pai sentou-se na poltrona, ao lado da lareira, e me chamou:
-Venha! Venha logo! Quero contar-lhe uma história...
Ah, como eu amava aquela história! Uma história absurda, que eu já sabia de cor, mas que eu escutava com o mesmo prazer dos tempos de minha infância.
- Chegue mais junto. Isso. Quero contar-lhe uma história verdadeira – disse meu pai, sorrindo-me com satisfação.
- Conte-me, pai.
O velho pigarreou. Remexeu-se na poltrona. Uniu os dedos enrugados e, solenemente, desfiou a sua história.
“- Um grupo de alpinistas suecos – um grupo destes caras malucos que gostam de arriscar a vida por nada - havia acampado em uma base de apoio, a cerca de quatro mil pés de altura, antes de iniciar a jornada rumo ao cume do monte McKinley. Segundo Anderson, o chefe da equipe, a noite transcorreu tranqüilamente. Houve um pequeno deslizamento de neve, mas, como se tratava de um acontecimento ordinário, o líder sueco levantou o acampamento antes do amanhecer. Os homens percorreram, sem grandes dificuldades, cinco milhas na direção nordeste, com inexpressiva variação na altitude. Foi quando perceberam que o solo tremia. Fez-se um barulho ensurdecedor. Experiente, o líder Anderson era igualmente um homem de sorte porque, a poucos metros de onde estavam, a ponta de uma enorme rocha, lisa e esguia como uma espada, elevava-se abruptamente na neve. Embora a rocha fosse plana como a superfície de uma placa de metal, havia, na região onde a pedra irrompia, um nicho estreito, como uma fenda ogival, mas capaz de abrigar a todos; e, mal se acomodaram os alpinistas naquela abençoada gruta, uma massa incomensurável de neve precipitou-se vertiginosamente, rápida e uniforme como a lava de um vulcão. A grande rocha, para a felicidade dos aventureiros, elevava-se a cerca de cem metros de altura e deveria ter o dobro de comprimento nas bases laterais. Constituía um grande prisma triangular, cuja aresta, voltada para o cimo da montanha, servira-lhes de providencial anteparo. O caudal de neve, ao deslizar celeremente, deparou-se com uma bifurcação inexorável. Assim, a grande massa de neve se dividiu, talhada pela lâmina afiada da quilha rochosa, ganhando direções adversas. A correnteza, que no seu caminho arrastava árvores e animais, perdeu, aos poucos, o ímpeto e a fúria.
Quando tudo se acalmou o grupo verificou que um milagre acontecera. Toda a região frontal à grande rocha estivera indiferente ao tumulto provocado pela avalanche. Uma descida segura à base de apoio estava garantida.
Por cautela, somente à tardinha o líder Anderson autorizou a descida. Assim, de mochila nas costas, os alpinistas iniciaram o retorno, admirados com a visão que tinham dos flancos devastados.
Foi a duas milhas de distância que a equipe se deparou com algo muito estranho. Muito estranho mesmo. Sabe o que era?”
Meu pai sempre interrompia ali a narrativa. E jamais deixou de repetir a mesma pergunta. Eu adorava aquilo. Sim, eu amava aquilo tudo. Era maravilhoso aquele ritual doméstico.
“- Não, pai. Eu não sei.”
“- Adivinhe, então.”
“- Não sei, pai. Diga você.”
“- Era algo que reluzia. Algo que parecia não ser deste mundo. Assemelhava-se a dois enormes pires unidos pelas bordas, e estava inclinado, meio enterrado na neve revolvida pela avalanche. Era metálico. O que era?”
“- Uma nave alienígena?”
“- Com certeza” – respondeu meu pai. “- Por que motivo o governo tomaria tanto cuidado para ocultá-la e transportá-la até o Novo México? Bem, a verdade é que, com o anúncio da descoberta, o exército entrou em cena. E onde há militar, há segredo e burocracia. Mandaram os suecos para casa, mas não sem antes comprar-lhes o silêncio a peso de ouro. O que não evitou que um deles, por um montante bem mais generoso, vendesse a história para a NBC. Vou lhe dizer uma coisa: aquela não fora a primeira e nem a última nave alienígena encontrada na Terra. Mas a nave era diferente: estava intacta. É evidente que os militares pretendiam estudá-la. Em vão, é claro. É como se dessem um micro-computador para um neandertalense examinar.”
Aqui meu pai abria um sorriso simplesmente encantador.
“-Mas o segredo maior estava no interior da nave. Era uma nave pequena, com pouco mais que seis metros de diâmetro por três de altura. Levamos seis meses para decifrar o código de acesso. Eu era o matemático chefe da equipe. Eles não queriam, mas eu ousei: fui o primeiro a entrar na nave. E lá dentro tudo era muito estranho.”
“- O que havia lá dentro, pai?” - eu sempre fazia esta pergunta tola. E o meu pai respondia, com um quê de impaciência:
“- O que havia lá dentro? Nada, absolutamente nada. Exceto por uma coisa. Olhe, filho, eu imaginava que veria um painel de controles, cheio de botões multicoloridos. Pensava que haveria telas de computador a laser ou coisas semelhantes. E, também, esqueletos de homenzinhos outrora verdes-oliva. Mas não havia nada disso. O disco estava completamente vazio, exceto pelo... pelo que imaginei ser uma câmara criogênica ou coisa que o valha. Não estava presa ao chão. Ela flutuava. Provavelmente em razão de algum sistema de levitação baseado no eletro-magnetismo. E não houve quem conseguisse removê-la do interior da nave. Os exames de ultra-som foram feitos lá mesmo e revelaram que a câmara, composta por dois compartimentos, tinha algo de muito singular em seu interior. No menor, via-se nitidamente a imagem de um par de sandálias. Na outra, a do corpo de um homem. Sim, um ser humano. Nada de homenzinho verde-oliva.
Consumimos dois anos para decifrar o código numérico que dava acesso ao compartimento menor, aliás, o único que era guarnecido de saliências semelhantes ao teclado de um computador. E olhe que tínhamos, à nossa disposição, os computadores mais potentes e avançados do mundo. A abertura do compartimento revelou, além do que nós já sabíamos, algo mais.”
“-Não pai, não me peça para adivinhar.”
“-Não. Desta vez, não. Vou em frente. Além das sandálias, havia um pano de linho dobrado, com aproximadamente trinta centímetros de altura e largura. E um rolo de pergaminho perfeitamente conservado. Escrito em aramaico, meu filho. Aramaico antigo. A partir daí, vieram duas vertentes de investigação. Aos físicos coube a datação das sandálias e do pano; aos lingüistas, a tradução do pergaminho. Eu disse duas vertentes? Enganei-me. Os fotógrafos – e não os cientistas - foram os primeiros a serem convocados. Sabe por que? Porque aquele pano era um pequeno sudário. O lenço que se colocava entre a face do morto e o grande lençol mortuário. E esse pano, quando em negativo, reproduzia, exatamente, a mesma face que está estampada no sudário de Turim. Ambas as imagens coincidiam perfeitamente, ponto a ponto e, evidentemente, o pequeno lenço reproduzia a imagem humana com maior nitidez. O teste de carbono 14, de sua feita, estabeleceu que o pano, as sandálias e o pergaminho eram coetâneos. E não é preciso dizer de quando eles datavam, não é mesmo? Ah, e o que o pergaminho dizia? Dizia simplesmente: “Eis o prometido retorno do Filho do Homem”. A câmara criogênica ainda está lá. E, até hoje, ninguém conseguiu devassar o compartimento maior.”
Aí terminava a história do meu pai.
Mas, neste dia, as coisas tomaram um rumo diferente.
“- Filho, não há segredo que dure para sempre. Sabíamos que havia uma ranhura na parte lateral do compartimento maior. Uma fresta de um centímetro de comprimento por três milímetros de altura. Era evidente que tínhamos, ali, um sistema mecânico rudimentar. Algo como o mecanismo que aciona uma máquina de refrigerantes. Os engenheiros dedicaram décadas de estudos, encetaram várias tentativas, mas todo este esforço foi em vão. Creio que ainda hoje tentam abrir o compartimento. Mas não conseguirão. Eles não têm as moedas.”
Dizendo isso, meu pai se levantou. Foi ao quarto e retornou com um saquinho de veludo na mão e um livro na outra.
“- A imagem tridimensional de ambos os sudários revela, quando ampliada, a impressão das moedas que foram colocadas nas pálpebras do Senhor, conforme o costume da época.”
Meu pai abriu o livro. Um livro escrito em italiano e repleto de imagens alusivas ao Santo Sudário. Depois, retirou duas pequenas moedas do saquinho.
“-Filho, peço que compare as moedas que tenho na mão com as imagens colhidas do sudário de Turim. Não há duvida: são as mesmas que cobriram os olhos do Senhor. Trata-se do dilepton lituus, espécie de moeda cunhada por Pilatos entre 29 e 32 d.C. Quando estas moedas me chegaram pelo correio, sem que eu soubesse quem era o remetente, não entendi. Somente depois percebi que alguém depositou em meus ombros uma pesada cruz. A maior responsabilidade que um homem jamais teve em toda história da humanidade. O Fim está aqui, em minhas mãos.”
Meu pai, com a palma da mão direita aberta, olhou para as moedas.
“- Agora, já não posso decidir. Estou velho demais para isso. Eu sempre hesitei em tomar a decisão. Por dois mil anos, o disco voador, que recolheu o corpo do Senhor, após a ascensão, esteve soterrado numa montanha no Alaska. E ali permaneceu até o momento em que o gelo perene derreteu. E por que derreteu? Porque a Terra está super-aquecida, como resultado da produção industrial. E o que significa isto? Significa que temos tecnologia suficiente tanto para criar armas atômicas quanto para decifrar códigos extremamente complexos. O retorno do Messias não tinha data certa. Dependeria do desenvolvimento tecnológico do ser humano, cujo preço todos nós sabemos. Filho, chegou o momento em que é possível fazer despertar o sono do Filho do Homem.”
“- E as moedas, pai, de onde vieram?”
“- De Ugo Lorenzo, autoridade em numismática e um dos maiores estudioso do sudário de Turim. Ele trabalhou conosco, estudando as fotografias e as análises que foram feitas no pano. Mas não sei como ele as recuperou.”
Então meu pai abriu a minha mão e nelas depositou as moedas.
“- A cruz está em seus ombros.” – Disse-me, comovido. “– Resolva se é hora de pôr a radiola de fichas de dois mil anos para funcionar.”
A responsabilidade agora é minha.
Mas amanhã estará tudo resolvido: Moedas servem para fazer cara-ou-coroa.

__________________________
NOTA DO BLOG:
Quero agradecer imensamente o fato desta obra estar dedicada a mim. Ela é obra de um dos maiores escritores de terror brasileiros da atualidade e motivo de grande orgulho para todos nós que lutamos nas trincheiras do fantástico.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que mais se poderia dizer deste magnífico conto resvalando pelo real e fantasioso ao mesmo tempo, que só com talento se pode construir. Mil salvas para o nosso Barão! Excelente!

Unknown disse...

Bravissimo!
Só mesmo a genialidade do nosso querido Barão para criar uma história que, rica em detalhes, interessante ao ponto de nos fazer devorar o texto com a sofreguidão de um faminto, absorvente a ponto de nos fazer perder o fôlego, traz em si uma maravilhosa metáfora acerca da simplicidade que descerra a solução dos maiores enigmas!

Luiz Poleto disse...

Para variar, mais uma estória maestral do nosso querido Barão! Com certeza, o maior nome da literatura fantástica do Brasil!

Anônimo disse...

Cinco estrelas! Um tema histórico desfiado em linhas ficcionais. Ratifico, cinco estrelas!

Anônimo disse...

Simplesmente um dos melhores contos de ficção científica que já li.

LÊ AGORA!

A Rainha dos Pantanos - Henry Evaristo

Virgílio - Henry Evaristo

UM SALTO NA ESCURIDÃO - Henry Evaristo publica seu primeiro livro

O CELEIRO, de Henry Evaristo

Índices gerais

COMUNICADO

Este blog possui textos e imagens retirados de outros sites. No entanto, não temos intenção de nos apropriar de material autoral de quem quer que seja e solicitamos a quem não desejar ver sua obra republicada pela Câmara que entre em contato pelo e-mail disponibilizado para que nós possamos retirar imediatamente o conteúdo.

Qualquer contato pode ser feito pelo e-mail:

voxmundi80@yahoo.com.br



Henry Evaristo

Clique nos meses para ver nossas publicações.

Colmeia: O melhor dos blogs

LICENÇA DE USO DO CONTEÚDO DESTE BLOG

Selos de qualidade recebidos pela CT!

<b>Selos de qualidade recebidos pela CT!</b>
Indicado por Carla Witch Princess do blog WITCHING WORLD e por Tânia Souza do blog DESCAMINHOS SOMBRIOS.

Indicado pelo site GOTHIC DARKNESS

Indicado por Duda Falcão do blog Museu do Terror (www.museudoterror.blogspot.com)


Oferecido por Pedro Moreno do blog CRIPTA DE SANGUE



Indicado por VAMPIRELLA do blog Artes VAMPIRELLA http://vampirella84arts.blogspot.com/




Criado por WITCH PRINCESS; indicado por Tânia Souza do Descaminhos Sombrios.

Blog indicado: MASMORRA DO TERROR


AVISO AOS ESPERTINHOS!

CÓDIGO PENAL - ARTIGOS 184 E 186


Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4º O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.



Seja um fiel seguidor da Câmara dos Tormentos!

LÊ AGORA!

Matilhas - Henry Evaristo

O Lugar Solitário - Henry Evaristo

A Clareira dos Esquecidos (primeira parte) - Henry Evaristo

O OCASO DE HAES-NORYAN, de Henry Evaristo

EU REÚNO AS FORÇAS DOS ABÍSMOS , de Henry Evaristo

Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!

<b>Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!</b>
Para mais informações, clique na imagem!